Engenharia Clínica

A engenharia clínica pode ser compreendida através da definição da função do profissional que a exerce. Conforme definição da Associação Brasileira de Engenharia Cllínica ABEClin:

O Engenheiro Clínico é o profissional que aplica as técnicas da engenharia no gerenciamento dos equipamentos de saúde com o objetivo de garantir a rastreabilidade, usabilidade, qualidade, eficácia, efetividade, segurança e desempenho destes equipamentos, no intuito de promover a segurança dos pacientes.


A grande necessidade de gerenciamento das tecnologias médicas está relacionada ao alto custo que estas tecnologias trazem aos serviços de saúde, desde a aquisição das tecnologias, passando pela manutenção ao longo da vida útil, até o descarte apropriado.

Todas as etapas do gerenciamento de tecnologia são complexas e baseadas tanto em normas e padrões internacionais de engenharia, quanto em necessidades médicas de tratamento e diagnóstico.

O Engenheiro Clínico ainda tem uma grande responsabilidade técnica que é manter a tecnologia médica para realizar intergralmente sua função, seja um aparelho de pressão, ou um ventilador mecânico que mantém um paciente respirando (ou ventilando), ou um desfibrilador que poderá salvar a vida de um paciente em parada cardíaca.

Aos administradores de serviços de saúde não basta bons médicos e bons enfermeiros, é imprescindível que um bom Engenheiro Clínico cuide bem das tecnologias médicas, bem como assessore a administração e o corpo clínico nas decisões de aquisição e descarte desses equipamentos.

Aos pacientes cabe fiscalizar os serviços de saúde, verificando junto aos órgãos de qualidade hospitalar se as diretrizes básicas de segurança do paciente estão sendo implementadas, aplicadas e bem administradas.

Nenhum comentário: